segunda-feira, 3 de maio de 2010

RESUMO

No GAE1, fomos apresentados ao programa PascaL. Tivemos o primeiro contato com o layout do software e creio que não houveram muitas dificuldades. Começamos criando figuras (com traços retos). Nessa parte, o mais difícil foi criar a tabela no Excel já que eu não possuía domínio sobre essa ferramenta. O mais fácil foram os exercícios "Passo a Passo" (PP). Nenhum exercício foi chato, porém não houveram grandes dificuldades o que tornou as atividades ligeiramente entediantes.

No GAE2, foi-nos introduzida a ideia de Algoritmo. Muito superficialmente, aprendemos que Alogoritmo é uma sequência lógica de comandos para realizar uma determinada atividade. Foi interessante, mas o desenvolvimento dos algoritmos exigiu muita atenção. O exercício mais difícil foi o algoritmo do Desafio - De olhos fechados, exigiu bastante esse exercício. O mais fácil e legal foi o algoritmo em que cada um decidia sobre o que falar.

Já no GAE3, as coisas começaram a complicar. A aula apresentou uma ferramenta de repetição, a variável FOR. Senti muita dificuldade com essa aula pois a sintaxe em PascaL, a partir dessa aula, passou a ser muito mais rigorosa. O mais fácil foi o exercício de apresentação das variáveis. Sem dúvidas, a Máquina do Tempo foi o exercício mais trabalhoso dessa aula.

E finalmente, o GAE4. Essa aula teve como tema a introdução das Estruturas de Controle: Sequencial, Repetitiva (FOR, WHILE e REPEAT) e Alternativa (IF-THEN-ELSE). Sem dúvidas foi a aula mais difícil. Tive muitas dificuldades no exercício que pedia as notas dos alunos e que pedia que o programa fosse encerrado caso as notas fossem negativas ou maiores que o total possível. Contei com a ajuda de colegas nos fóruns e na aula do dia 03/05 para resolver os exercícios pedidos, mesmo assim não conseguir fazer todos. O mais fácil, foi a correção do programa que analisa as notas e diz a situação do aluno (reprovado ou aprovado) e o mais difícil foi o Faça Você Mesmo 4. O exercício da loja de pregos foi o que eu mais gostei de fazer.

Letícia, fica como sugestão o seguinte: a carga de teoria na matéria, na minha opinião, é insuficiente. Acredito que as aulas em sala poderiam ser mais bem aproveitadas não só como espaço para realização de atividades, mas também como um momento de aula expositiva/teórica.

domingo, 4 de abril de 2010

JOGOS

Aí estão os links:

Shift: http://www.haznosblog.kit.net/2008/shift/
Open door: http://www.kongregate.com/games/soapaintnice/open-doors

O jogo que escolhi foi o Shift.
Muito bacana!
As instruções são em inglês e não tive dificuldades que prejudicassem minha compreensão. É engraçado quando você entende o porque do nome do jogo e começa a usar a tecla Shift do teclado, o jogo fica muito interessante. Ah, são muito legais os comentários do tipo "você já tem 938 segundos!" . Adorei o final irônico do jogo!

quarta-feira, 31 de março de 2010

Meu primeiro desenho com PascaL

Foi incrível! Mal posso me expressar com palavras!
Meu desenho escolhido foi o cubo (desafio10).
Código:
program desafio10fvm;
begin
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pesquerda(30);
pfrente(30);
pdireita(120);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(60);
pfrente(30);
pdireita(30);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(60);
pfrente(30);
pdireita(120);
pfrente(100);
pdireita(60);
pfrente(30);
end.

E o resultado foi...



terça-feira, 16 de março de 2010

Estilo de Pensamento

Boa noite!

Antes de falar sobre os resultados em si, quero comentar o seguinte: quando fiz o teste durante a aula o resultado foi algo do tipo: 48, 48, 48 e 16. Depois, em casa, refiz o teste pois não havia finalizado a atividade durante a aula e o novo resultado me impressionou: 80, 80, 112, 48! Estranho, né?

Vamos à análise.

SC (80): concordo com quase toda a descrição desse estilo de pensamento. A única parte que não é exatamente o que acontece comigo é esta: podendo também recordar, sem esforço regras, fórmulas, datas e informações específicas.

AC (48): apesar de eu não ser muito experimentador, característica básico do estilo Aleatório Concreto de pensamento, o último parágrafo da descrição me encaixaria nesse estilo de pensamento. Portanto discordo da nota 48, acredito que poderia ter sido maior.

AA (112): Quem é um típico AA geralmente não consegue estudar ou ver todo o material que será pedido numa prova escolar antes da realização dela. Com certeza!! Não entendi exatamente o que o texto quis dizer com ambiente muito estruturado. Porém, se isso significar um ambiente de silêncio e com mobília adequada ao estudo, eu discordo da minha nota alta nesse estilo de pensamento.

SA (80): não concordo com minha nota. Creio que se as notas de AC e SA fossem trocadas entre si, estaria mais adequado. Inclusive acho que em SA eu poderia ter obtido uma nota ainda menor.


Achei interessante realizar o teste, nunca havia feito nada parecido. Só pecou no quisito SA, o único no qual eu definitivamente não me encaixo. De todo jeito foi legal fazer o teste!

Abraços

segunda-feira, 15 de março de 2010