segunda-feira, 3 de maio de 2010

RESUMO

No GAE1, fomos apresentados ao programa PascaL. Tivemos o primeiro contato com o layout do software e creio que não houveram muitas dificuldades. Começamos criando figuras (com traços retos). Nessa parte, o mais difícil foi criar a tabela no Excel já que eu não possuía domínio sobre essa ferramenta. O mais fácil foram os exercícios "Passo a Passo" (PP). Nenhum exercício foi chato, porém não houveram grandes dificuldades o que tornou as atividades ligeiramente entediantes.

No GAE2, foi-nos introduzida a ideia de Algoritmo. Muito superficialmente, aprendemos que Alogoritmo é uma sequência lógica de comandos para realizar uma determinada atividade. Foi interessante, mas o desenvolvimento dos algoritmos exigiu muita atenção. O exercício mais difícil foi o algoritmo do Desafio - De olhos fechados, exigiu bastante esse exercício. O mais fácil e legal foi o algoritmo em que cada um decidia sobre o que falar.

Já no GAE3, as coisas começaram a complicar. A aula apresentou uma ferramenta de repetição, a variável FOR. Senti muita dificuldade com essa aula pois a sintaxe em PascaL, a partir dessa aula, passou a ser muito mais rigorosa. O mais fácil foi o exercício de apresentação das variáveis. Sem dúvidas, a Máquina do Tempo foi o exercício mais trabalhoso dessa aula.

E finalmente, o GAE4. Essa aula teve como tema a introdução das Estruturas de Controle: Sequencial, Repetitiva (FOR, WHILE e REPEAT) e Alternativa (IF-THEN-ELSE). Sem dúvidas foi a aula mais difícil. Tive muitas dificuldades no exercício que pedia as notas dos alunos e que pedia que o programa fosse encerrado caso as notas fossem negativas ou maiores que o total possível. Contei com a ajuda de colegas nos fóruns e na aula do dia 03/05 para resolver os exercícios pedidos, mesmo assim não conseguir fazer todos. O mais fácil, foi a correção do programa que analisa as notas e diz a situação do aluno (reprovado ou aprovado) e o mais difícil foi o Faça Você Mesmo 4. O exercício da loja de pregos foi o que eu mais gostei de fazer.

Letícia, fica como sugestão o seguinte: a carga de teoria na matéria, na minha opinião, é insuficiente. Acredito que as aulas em sala poderiam ser mais bem aproveitadas não só como espaço para realização de atividades, mas também como um momento de aula expositiva/teórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário